3 Dicas Definitivas Para Organizar Seu Casamento Sem Estresse

0
1325

Faça um check list de prazos e tarefas

Desde que comecei a acompanhar o mundo das noivas percebi que, quando se diz respeito à planejar um casamento, existe um peso muito grande em cima das datas. Tudo isso por que alguns serviços como fotografia, locação do espaço, buffet… precisam ser contratados com muita antecedência e, além disso, alguns profissionais só conseguem atender a um evento por vez.

3 Dicas Definitivas Para Organizar Seu Casamento Sem Estresse - Pint

Então, eu preciso te alertar que: É preciso ter essas datas sob controle e saber coordenar todos esses prazos direitinho ouuuuu tudo pode se transformar numa grande bola de neve e o estresse será inevitável.

Para garantir que as coisas não saiam dos trilhos, você já pode anotar aí duas dicas de amiga do peito:

1 – Crie uma linha do tempo
2 – Tenha o hábito sagrado de revisá-la toda semana.

Pode ser num documento no Word, numa nota no Evernote ou simplesmente num caderno velho, não importa… o fato é que você precisa fazer isso: Escreva, em folhas diferentes, todos os meses que faltam até a data do seu casamento e coloque, do lado, o ano correspondente.

Essa linha do tempo ajuda qualquer pessoa a se situar, mesmo aquela mais desorientada e é claro que eu fiz com muito carinho um check list pra você baixar é só clicar AQUI e baixar gratuitamente .

Agora, vamos combinar uma coisa?? Nada substitui o bom uso de uma agenda da noiva. Ela serve pra que você anote
1- Todos os seus compromissos (tipo data, hora, local e outras pessoas envolvidas),
2 – Lembretes (informações úteis de coisas que vão acontecer naquele dia específico e que você não gostaria de esquecer)
3 – Prazos (a data limite para que alguma tarefa seja feita).

Suas tarefas corriqueiras não precisam entra na sua agenda, necessariamente.

3 Dicas Definitivas Para Organizar Seu Casamento Sem Estresse - Organização de Casamento - Como organizar casamento barato

“NADA SUBSTITUI O BOM USO DE UMA AGENDA.”

Repita essa frase acima quantas vezes for necessário. Você não imaginar o quanto uma agenda vai te ajudar muito com o seu planejamento a longo prazo. Mas se você está na correria, andando que nem barata tonta de lá pra cá e daqui pra lá, comece fazendo cheklist dos seus projetos.

Pense assim: se o meu casamento vai acontecer em Novembro de 2019, o que é que eu preciso já ter feito até, no máximo, o mês anterior? Não esqueça de se guiar pelo nosso checklist. Baixe grátis AQUI.

Se o meu casamento vai ser em Novembro, com quantos meses de antecedência eu tenho ou quero contratar o serviço de fotografia? Digamos que em até Novembro de 2018 você quer ter encontrado o fotógrafo ou fotógrafa dos seus sonhos. Então o ideal é que esse serviço seja contratado com um ano de antecedência. E para que isso aconteça como previsto, você precisa correr porque Novembro está batendo na porta e não é nada simples à procura por um profissional de qualidade, você precisa, antes de qualquer coisa, definir seu orçamento, e em seguida fazer uma boa pesquisa. Percebeu a mágica?

Não cometa o erro de guardar essa lista numa gaveta ou numa pasta junto com outros documentos. A ideia é que essa lista esteja sempre ao alcance dos seu olhos e que você tire um dia da semana para revisar os seus prazos e atualizar a seu check list .

Parece que eu consigo ouvir seu pensamento dizendo: “Isso é complicado demais. Como é que eu vou me lembrar de fazer essa revisão?”




Bom, o primeiro passo pra isso é entender o benefício que essa rotina vai te trazer e com tranquilidade e discernimento, encontrar a forma ideal de inserir novos hábitos em sua rotina.

A dica mais simples que eu posso te dar de imediato, é: Crie um ritual semanal gostoso e coloque esse planejamento na parede do seu quarto, na porta do seu guarda roupas ou ate mesmo em post-it colado no seu computador. Escolha um dia tranquilo, que pode ser domingo à tarde, e reserve para essa tarefa. Será o momento de planejar o seu casamento, revisar as data importantes, as listas de tarefas e de manter sob controle a coisa toda, por exemplo. Chame o seu noivo ou a sua noiva pra participar, preparem um lanchinho gostoso, ponham uma música e aproveitem esse momento para curtir o lado bom de tudo isso.

Afinal de contas, a gente quer casar uma vez só, né?

Então se a sua união com o amor da sua vida vale o suficiente pra que você invista centenas de reais em uma festa, certamente também vale que você aproveite cada momento de prazer, de decisão e de criação todo esse processo. <3

A agenda da noiva é sim um dos MELHORES investimentos que você pode fazer, e eu falei melhor disso aqui.

Crie uma lista de tarefas inteligente

Pra fechar com chave de ouro o ciclo da organização eu sugiro que você tenha também uma ferramenta online para gerenciar os detalhes de qualquer lugar. E para isso eu recomendo, o meu queridinho Todoist. Ele é um aplicativo suportado em todos os celulares, computadores e também tem versão web GRATUITA. Eu sempre recomendo bons aplicativos porque não dá pra ficar levando caderninhos e papeis para todo lugar, você pode acabar perdendo algo importante. Então essa dica não invalida a dica da agenda da noiva.

O Todoist tem uma coisa fantástica chamada “caixa de entrada”. É ali que você vai anotar todas as tarefas que você tem que fazer para o seu casamento.

Eu disse TODAS – e isso quer dizer todas mesmo, literalmente. Lembrou que você quer perguntar pra sua melhor amiga se ela conhece um bom serviço de buffet? Escreva exatamente isso num novo item na sua caixa de entrada. Pensou que seria o máximo se você conseguisse um desconto legal no aluguel daquele lugar super badalado? Coloque na caixa de entrada.

Sabe aquelas coisas loucas que a gente vai pensando no ônibus, metrô, carro, academia… e se não anotar na hora acaba esquecendo? É pra isso que o Todoist serve. Pra descarregar sua mente.

Baixe o aplicativo em o seu celular e se aproveite pra registrar todas essas tarefas na caixa de entrada assim que elas pipocarem na sua mente. Depois, crie alguns projetos específicos (a ferramenta é auto explicativa) que te ajudem a categorizar as suas tarefas de forma mais detalhada.

Você pode criar os projetos por categorias. por exemplo: “Fotográfo” e colocar ali todas as coisas que você precisa fazer especificamente sobre esse serviço.

3 Dicas Definitivas Para Organizar Seu Casamento Sem Estresse - Organização de Casamento - Como organizar casamento barato




Apesar desse método ser infalível, à princípio, ele causa uma aflição: como é que eu encontro tempo na minha agenda pra cumprir essas tarefas? Nesse sentido, distribuir as suas tarefas em diferentes contextos já é meio caminho andando pra que o processo todo fique mais fácil.

Que tal tirar sempre um ou duas horas por dia pra cumprir as tarefas dessas listas? E que tal chamar o novinho para o corpo a corpo?? Tenho certeza que depois que você conseguir visualizar tudo que precisa fazer você terá uma clareza da situação e vai encontrar a melhor maneira de trazer seus sonhos à realidade.

Guarde essa frase no seu coração. Nenhum esforço é demais quando trabalhamos na realização dos nossos sonhos. Eu já fui noiva e sei da quantidade de tarefas e quando se mistura com a vida proporcional, a faculdade, a falta de apoio da família, tudo parece ficar ainda maior.

Mas se não você, quem? Quem irá lutar pelo seu sonho?

Eu tenho certeza que você consegue… Pode ser assim que você chegar em casa de noite, quando estiver na pausa de almoço do seu trabalho ou logo de manhãzinha antes de começar a jornada. A maneira específica de aplicar todas essas ideias dependem muito de cada pessoa – do tipo de trabalho que tem, do quanto o noivo ou noiva está ajudando a coordenar esse circo, de quanto tempo livre você tem pra sair em campo e dar conta das tarefas pessoalmente, etc., etc.

Como aplicar é algo muito pessoal, mas as diretrizes servem pra toda e qualquer pessoa. Com alguns poucos hábitos semanais solidificados e as ferramentas que indiquei  aqui hoje estruturados, o resto da organização flui muito melhor.

Pra finalizar…

 

Gastar dinheiro, perder a sua paciência e ainda ficar estressado ou estressada justamente

no processo de organizar o que deveria ser o dia mais feliz da sua vida não faz nenhum sentido pra mim. A gente está aqui é pra se amar, se divertir e criar as experiências que a gente mais quer viver.

E olha: a organização e o planejamento ajudam muito nisso.

Quem está de olho de vivo já percebeu que esses três passos servem para muitos mais projetos além de só casamentos. São técnicas que ajudam na criação de qualquer evento, de qualquer grande viagem ou de mudança de casa, de estado ou de país. São coisas excelentes pra você aplicar na sua vida pessoal como um todo, também, e começar a sentir o doce gostinho de uma vida bem intencional. 🙂

E agora mãos na massa, acabou o recreio. Qual dessas três práticas você vai agilizar primeiro?

Fonte: www.euorganizado.com




RECOMENDADO PARA VOCÊ



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe um comentário
Seu nome aqui