6 dicas sobre como diminuir sua lista de convidados

0
1470

6 dicas sobre como diminuir sua lista de convidados

Fazer as contas e priorizar a afetividade são caminhos essenciais para quem precisa diminuir a lista de convidados do casamento. Confira essas 6 dicas sobre como diminuir sua lista de convidados.




Sei que são muitas coisas para organizar e a tendência é que o estresse seja seu companheiro de jornada. Mas não há motivo para entrar em pânico, uma  coisa muito importante que deve estar claro para você é que essa festa não e só sua.

Cortar convidados da festa de casamento é uma tarefa chata e pode se tornar desgastante quando os noivos não sabem por onde começar e tem dificuldades de chegar à um consenso.

LEIA TAMBÉM  Dicas de Como Esticar o Orçamento do Casamento

Se mesmo assim pintar uma dúvida, seja franco e pergunte a si mesmo: “Se fulano fosse casar, ele me convidaria para a festa?” Se ficar na dúvida, tire-o da lista. Confira agora nossas dicas:






1 – Não tem intimidade? Não convide!

Há quem se sinta na obrigação de convidar pessoas que nunca sequer fizeram uma visita em casa. Isso está errado e a regra vale, inclusive, para familiares. Se você nunca recebeu a pessoa em casa, ou saiu para tomar um café, não há por que compartilhar um momento tão importante como o casamento com ela.




2 – Faça as contas na ponta do lápis

Colocar todos os gastos no papel te dá uma visão mais clara de quantos convidados vocês podem chamar. Veja bem: se o Buffet contratado cobra R$100 por pessoa, e o limite que poderão gastar com alimentação é de R$15.000, logo, a lista de convidados não pode ultrapassar 150 pessoas.

Especialistas em casamentos afirmam que, hoje em dia, há uma tendência maior pela realização de casamentos mais privativos, com menos convidados, uma vez que ter uma infinidade de convidados tira do casamento o ambiente familiar, real significado da cerimônia.



 

LEIA TAMBÉM  Casar Num Navio É Mais Barato Que Num Salão de Festas

3 – Como lidar com os amigos dos pais dos noivos?

Lembrando que essa festa não é só sua, é a realização do seu sonhos mas também dos seus pais e pais do seu noivo. Então mais uma vez a matemática pode te salvar. Faça uma conta justa, você divide o total de convidados de forma que: 50% serão escolhidos pelos noivos, 25% pela família da noiva e 25% pela família do noivo.




Sejam honestos e claros com suas famílias, esclareça o orçamento e dessa forma, os pais de vocês se sentirão importantes em poder convidas as pessoas que lhes são raras, porém estarão limitados a um número X de pessoas que poderão chamar e darão preferência a quem realmente é importante.

O grau afetivo deve ser a regra número 1 na hora da escolha. Colocar esse limite na família evita que amigos de amigos sejam convidados, e você não terá que encontrar no seu próprio casamento pessoas que nunca viu na vida.



4 – Como lidar com os colegas de trabalho?

Aqui, você vai precisar ser mais criteriosa ainda. Quando colocamos as despesas do Buffet no papel é perceptível que um convidado pesa sim na hora de fechar o orçamento, principalmente quando um vira dois (você chama a pessoa e é ‘obrigada’ a incluir a esposa, marido ou filhos na lista de convidados).




Dessa forma, chame apenas o chefe e descarte os colegas. Se você chamar um colega, se sentirá na obrigação de chamar todos, então nesse caso é melhor pecar pela falta do que pelo excesso.

Mas, se houver algum colega bem próximo que faz parte de sua vida extra empresa, é claro que vale o bom senso e você certamente poderá convidá-lo sem o remoço de encarar o restante da turma.



5 – Como lidar com os amigos da adolescência?

Muita gente passa a adolescência toda convivendo com os mesmos amigos, mas aí vem a faculdade e vocês perdem o contato. Então, na hora de chamar para o casório pinta a dúvida. Tenha em mente que se a pessoa se tornou uma referência do passado, não tem por que estar no seu casamento e muito menos na lista de convidados. Mas, toda regra tem exceção e cabe sempre o bom senso!!




LEIA TAMBÉM  Planejador de Assento para Convidados

6 – Convide quem é realmente importante

Esse item ficou por último para lembrar que as dicas acima são formas de você priorizar quem realmente deve estar ao lado de vocês nessa momento tão importante, que é o casamento.

Quem participa ativamente das suas vidas, quem estava lá quando vocês se conheceram. Enfim, quem são realmente próximos devem estar na lista de convidados

E você, já montou sua? Conseguiu diminuir? Me conte suas experiências!!!

 




RECOMENDADO PARA VOCÊ



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe um comentário
Seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.