8 dicas que a ajudarão a ser uma ótima dona de casa
Estipule um horário para cada tarefa na forma de um cronograma mais simplificado. A organização nos horários permitirá que você faça as coisas com mais rapidez e eficiência. Ao preparar o seu cronograma, é fundamental que você o adeque à rotina da família, principalmente em relação aos horários de preparação das refeições.
- Uma boa dona de casa se empenha em combater qualquer tipo de desperdício. Veja algumas dicas para economizar:
- Aproveite bem os alimentos.
- Pesquise na hora de comprá-los.
- Observe os prazos de validade, os restos na geladeira e nos armários.
- Minimize os gastos com energia elétrica, cuidando de lâmpadas acesas sem necessidade, aparelhos eletrônicos ligados ou em stand by, tempo do banho da família, etc.
- Economize água durante a lavagem das louças e das roupas, reutilizando a água da máquina de lavar na limpeza da casa, etc.
- Aproveite a melhor época (geralmente nos finais das estações ou nas trocas de coleção) para comprar roupas e calçados para a família.
- Cuide da roupa da sua família na hora de lavar e passar, para não manchar ou estragar.
- Use a quantidade suficiente de materiais de limpeza (observe as instruções nos rótulos).
3. Prepare um cardápio
- Seria interessante você sentar com sua família para decidirem juntos o cardápio semanal. Procurem dar preferência a uma alimentação balanceada e nutritiva. Evite frituras e alimentos industrializados.
Com um cardápio em mãos, você não vai perder tempo pensando no que irá preparar, e poderá se organizar com antecedência, principalmente na hora das compras.
4. Mantenha a casa limpa e organizada
- Ao acordar, arrume imediatamente as camas.
- Lave as louças que for sujando. Mantenha a pia limpa.
- Tire o pó e varra a casa diariamente.
- Recolha os lixos também diariamente.
- Arranje um lugar para cada coisa.
- Dobre e guarde logo as roupas que acabou de recolher, que não serão passadas.
- Mantenha o banheiro seco e cheiroso.
- Use aromatizantes para manter a casa com cheiro de limpeza.
5. Cuide bem das roupas da família
Os cuidados com as roupas não devem ser dispensados somente na hora de lavar e passar. Consertar ou reformar roupas pode significar muitos reais a mais na carteira. Selecione aquelas que precisam de costura, de botões, de zíperes novos, de bainha, de tingimento ou outros consertos e reformas. Separe-as e reserve um dia na semana para fazer o conserto você mesma. O que não souber fazer, encaminhe a uma costureira ou outro lugar especializado. Só não deixe que a roupa caia em esquecimento. O tempo passa, ela para de servir ou sai de moda, e você perde dinheiro.
6. Saiba delegar tarefas
Não pense que pelo fato de você não trabalhar fora você precisa fazer tudo sozinha. Peça a ajuda dos filhos e do marido em algumas tarefas.
7. Dedique tempo à família
A boa dona de casa consegue organizar-se de forma que sobra tempo para ficar com a família: brincar com os filhos, assistir um filme, passear, namorar, etc.
8. Reserve um tempo para você
- Tire um tempo para descansar sem se sentir culpada. Você precisa e merece.
- Cuide da sua saúde. Reserve uma hora diária para fazer caminhada, alongamento ou outro exercício.
- Cuide da sua aparência (cabelos, unhas, a pele).
- Cuide do seu intelecto. Leia livros, escreva num diário, faça pesquisas, faça cursos, atualize-se.
-
Muitas mulheres precisam trabalhar fora ou mesmo em casa, além de cuidar da casa e da família. Essas super-mulheres precisam de muito apoio de seus maridos e filhos. Se você é uma delas, não pense que você vai conseguir dar conta de tudo sozinha. Converse francamente com sua família e peça sempre ajuda.
Via: familia.com.br