Aprenda a Fazer Leite de Gergelim

0
136

 Aprenda a  Fazer Leite de Gergelim

A realização do leite de gergelim é feito em menos de 10 minutos, mas você tem que mergulhar as sementes em água e deixar de molho por algumas horas, de 8 a 12 horas. Se possível, você pode deixar de um dia para o outro, durante a noite.

Você pode usar na receita o gergelim bege ou o preto, lembrando que o preto possui ainda mais cálcio. Separe 1 xícara de gergelim e 3 xícaras de água filtrada. Bata no liquidificador a água com as sementes, coe, guarde em um recipiente de vidro e leve na geladeira.

O leite pode ser armazenado na geladeira por um alguns dias, sendo que o ideal é não ultrapassar 5 dias para que não se percam as propriedades e o  benefícios do gergelim sejam amenizados. Você pode consumir puro, comer com cereal, usá-lo em um mingau ou fazer uma vitamina de fruta batida com o leite, além de várias outras receitas que levam leite, pois é tão versátil quanto o leite de vaca.

Propriedades do Gergelim

Tenha em mente que quando um alimento é processado e preparado, muda o seu valor nutricional. Por exemplo, o nível de cálcio diminui cerca de 60% quando as cascas são removidas da semente de sésamo; no entanto, a forma de cálcio nos cascos é o oxalato de cálcio, uma forma menos absorvível de cálcio.

O dano real de remover o casco é discutível. Quando a semente é esmagada, como ocorre no tahine ou manteiga de gergelim, seus nutrientes são mais facilmente digeridos. Quando digeridas inteiras, as sementes não quebram durante a digestão.

Ao assar as sementes de gergelim, sabe-se que há uma alteração no seu valor nutricional. Estudos mostram que os níveis de cálcio são mais elevados quando as sementes são torradas. Por exemplo, pode-se obter 27% do seu valor diário de cálcio em 28,34 gramas de sementes de gergelim, em contrapartida, se estiverem torrados, o valor sobre para 28%. Da mesma forma, 28,34 gramas de grãos crus descascados fornece apenas 2% de seu valor diário de cálcio, mas quando torrados, esse número duplica. O leite é uma excelente opção de consumo, pois a semente é utilizada inteira e por isso o cálcio é potencializado, trazendo todos os benefícios do leite de gergelim.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe um comentário
Seu nome aqui