Como Escolher a Igreja para o Casamento e o que Perguntar

0
1168



Grande maioria das noivas brasileiras decidem se casar na igreja ou capela. Talvez porque nossa cultura é bastante religiosa e tradicional. E se você é mais uma dessas noivas que acham que casar na igreja é lindo, um sonho que você sempre quis. Fique de olho nas dicas a baixo para escolher a igreja certa.

Você já deve saber que algumas igrejas são super disputadas, tão disputadas que as vezes nem com reserva de 1 ano de antecedência é possível agendar. O conselho é que se você ainda não tem um local religioso em mente, que comece a pesquisar hoje. Não tem uma data ainda? Não importa. Comece a pesquisar mesmo assim. Leia esse post caso você ainda não sabe como escolher a data do casório.

Psiu Noiva - Como escolher igreja para o casamento e o que perguntar

Você deseja organizar seu casamento da melhor forma possível sem correr risco de erros e decepções por falta de informações? Nosso Projeto possui todo passo a passo, de como organizar um casamento do começo ao fim. Recomendo que você conheça “Universidade das Noivas”.

Se você noivou e já percebeu como é difícil organizar um casamento. Se já tomou a DECISÃO que quer passar cada dia da sua vida com a pessoa que você ama. Planejar um casamento perfeito é tudo que você quer nesse momento para colocar um laço de fitas nessa história… Então você deve investir nesse curso online: Clique AQUI – e começar a economizar tempo e dinheiro

Ou clique aqui para conhecer O EBOOK Estratégias para Organizar um Casamento Econômico com um valor super reduzido

Resultado de imagem para igreja para casar

O que levar em consideração antes da escolha da igreja para o casamento

1 – Significado: O ideal é escolher uma igreja que tenha algum significado para o casal. Talvez se você já frequenta alguma, ou talvez escolher a mesma igreja que foi batizada, algum familiar se casou… Enfim! A escolha é de vocês.

LEIA TAMBÉM  Como Escolher o Fotógrafo Certo

2- Padre/Pastor: Cada padre tem um estilo, tenha certeza que vocês estão felizes com estilo do padre de celebrar. As vezes vocês acham aquela igreja maravilhosa mas não simpatizaram muito com o padre. No meu casamento escolhemos um pastor muito querido que era nosso amigo, porém ele se empolgou e acabou estendendo DEMAIS o sermão, todos ficamos exaustos…

3- Horários: Algumas igrejas possuem mais de 1 horário disponível. É importante ficar ciente de quantas noivas estão marcadas para aquele dia. Se possível, escolha o primeiro horário. Se a primeira noiva se atrasar, todas as outras poderão sofrer com o atraso. Além disso todas as noivas do dia devem entrar em acordo e dividir as despesas da decoração da igreja. Algumas igrejas permitem que noivas comprem dois horários, se você tiver a verba e quiser ter o dia só para você… essa pode ser uma opção.

4- Custo: Existem igrejas simples e aquelas lindas e maravilhosas, bem decoradas, arquitetura moderna ou barroca. Lembre-se que cada uma tem seu custo, podendo ser de 500 a até 5 mil reais. Escolha uma com todos os elementos acima que você mais se identifica mas que também caiba no seu orçamento. Mais por que algumas igrejas são tão caras? Quais são seus custos? A seguir vou citar alguns tópicos importantes que irão te ajudar a entender melhor esses valores e o perguntar ao celebrante numa reunião.

 

O preço da igreja é diferente para ou não membros?

Sim. A maioria das igrejas cobram menos para noivas que frequentam a igreja. Em ambos os casos eles normalmente cobram um valor simbólico para pagar despesas como luz, água, limpeza, alguém para tomar conta da mesa de som entre outros dependendo da igreja.

LEIA TAMBÉM  3 Dicas Definitivas Para Organizar Seu Casamento Sem Estresse

Como encontrar uma igreja barata?

Fique de olho em igreja menores normalmente possuem poucos custos e algumas raramente realizam casamento frequentemente. Como disse acima as igrejas com bela arquitetura ou igrejas muito grande normalmente custam muito mais e cobraram muitas taxas devido a manutenção.

Resultado de imagem para igreja para casar

Perguntas Importantes

Haverão outros eventos no mesmo dia?

É bom ter isso bem claro, para que você e sua equipe de decoração se organize da melhor forma possível. Outros eventos podem poderão estar marcados para o dia, não só casamentos mas também alguma comemoração da igreja, batizado etc etc. Há possibilidades de que algum desses eventos lhe atrapalhe ou impeça de fazer uma decoração muito caprichada.

Vai ter a recepção no mesmo local da cerimônia?

Certifique-se dos horários para concluir a recepção, pergunte se é permito outros tipos músicas (não gospel no caso).

Há alguma restrição quanto a foto e vídeo?

Alguns celebrantes possuem restrições há fotografia e vídeo, impedindo que se aproximem do altar ou seja, esses fornecedores terão dificuldades de registrar algumas partes da sua cerimônia.

Há alguma outra restrição geral? E o coro? Você pode contratar por fora ou contratar o da igreja? Pergunte sobre o carro da noiva, onde deve ser estacionado. Se pode deixar estacionado na frente da entrada.

Existe alguma restrição quanto a decoração?

Algumas igrejas não são de acordo com decorações muito exageradas então é bom certificar-se antes de começar a planejar ou pesquisar decorações para sua cerimônia. Pergunte também se há objetos que podem ser utilizados na decoração, como velas, tapetes, vasos e se podem ser usados na decoração. Se for o caso de se casar no mesmo dia de outras noivas, peça também o contato delas para que vocês entrem em um acordo sobre a decoração.

LEIA TAMBÉM  Quanto Custa um Casamento? Descubra em 6 passos

Curso pré-matrimonial?

A igreja católica sugere que o casal faça um curso pré-matrimonial antes do casamento. Se você e o amado quiserem assistir às aulas, perguntem quando o curso ocorre e como proceder para participar.



Outras perguntas para ter em mente:

    1. Quantos padres poderão celebrar a cerimônia. Se os noivos tiverem interessados em ter mais do que um padre, é preciso esclarecer quem celebra, quem faz a homilia,etc.
    2. Se a escolha das leituras é livre ou obedece a algum critério.
    3. É possível os padrinhos ou familiares fazerem um discurso? Cada vez mais os amigos dos noivos gostam de participar na missa.
    4. Se um dos noivos não for da mesma religião, saber se é possível celebrar um casamento misto.
    5. Quanto tempo antes os noivos devem confessar-se.
    6. Qual o tempo médio de duração da missa.
    7. Qual a antecedência com que o noivo e familiares mais próximos devem chegar à igreja.
    8. A que horas encerra a igreja.
    9. A igreja tem órgão, coro e um gravador para tocar a marcha nupcial? Existe alguém responsável por essa área. É possível testar o som?
    10. Se os noivos tiverem um coro, onde se devem sentar. Existe alguém para controlar o som? Podem ensaiar na igreja uns dias antes?
    11. Existe alguém a indicar onde se devem sentar os convidados e onde deve estar o fotógrafo e o responsável pelo vídeo?
    12. Existe uma florista responsável pela decoração da igreja?
    13. Quais as zonas da igreja que se podem decorar e pôr flores.
    14. Existe algum problema com o estacionamento perto da igreja. É preciso uma organização especial? PSP?
    15. Quantos padrinhos podem assinar o livro.
    16. No final, existe algum valor a pagar? Se sim, a quem e quanto.



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe um comentário
Seu nome aqui