Como Escolher o Fotógrafo Certo

0
522



Como Escolher o Fotógrafo de Casamento Certo

O assunto de hoje é sobre fotografia, um dos tópicos que mais gosto por trabalhar na área e por já ter fotografado alguns casamentos. Para alguns a fotografia pode ser um dos principais elementos do casamento, pra outros nem tanto.

O meu objetivo aqui no blog é usar da minha experiência e explicar tudo o que sei sem balela e enrolação. Eu entendo perfeitamente como organizar um casamento não é nada fácil e se você não tem nenhuma ideia de como tudo funciona e as “manhas e artimanhas” dos fornecedores você pode ser passada pra trás.

Mas bem, voltando ao assunto.. Se você já começou a pesquisar o seu fotógrafo ou talvez você ainda não chegou nessa etapa, certamente verá fotógrafos cobrando de 2mil – 15mil ou até mesmo 20mil por uma cobertura do dia inteiro (making of, sessão de fotos, cerimônia e recepção). Mas será que vale investir isso tudo mesmo? Porque essa diferença brutal entre um valor e outro? O que eu devo considerar ou esperar de um fotografo de 2mil e um de 10mil por exemplo?

Vejamos… São muitos muitos fotógrafos por ai. Saber separar o fotógrafo bom do ruim é essencial. Não só se reflete a qualidade das fotos, ou melhor, da visão artística das fotos mas também no nível de profissionalismo e comprometimento com o casal. Além da qualidade do equipamento.

Os melhores fotógrafos normalmente começam a lotar a agenda muito rápido. Isso é fato. Fotógrafo bom, normalmente é disputado. E se começar a ficar famosinho na cidade então… Se você já tem um em mente é bom já começar a entrar em contato e decidir o quanto antes. As noivas decididas normalmente começam a agendar as datas com pelo menos um ano de antecedência.

Você deseja organizar seu casamento da melhor forma possível sem correr risco de erros e decepções por falta de informações? Nosso Projeto possui todo passo a passo, de como organizar um casamento do começo ao fim. Te convido a conhecer a “Universidade das Noivas”.

Se você já noivou e já sabe como é difícil organizar um casamento e já tomou a DECISÃO que quer passar cada dia da sua vida com a pessoa que você ama e planejar um casamento perfeito é tudo que você sempre sonhou… Você pode investir nesse curso online: Clique AQUI – e comece a economizar tempo e dinheiro

Ou clique aqui para conhecer O EBOOK Estratégias para Organizar um Casamento Econômico com um valor super reduzido



A diferença do fotógrafo bom e do fotografo ruim

O investimento pode ser muito salgado. Muitas pessoas não conseguem entender o porque de ser tão caro. Lembro que meus amigos fotógrafos sempre se queixavam de clientes que desistem de investir o valor X por ser “caro”. Eu entendo a visão deles por sentir na pele a mesma frustação, com videografia, acontece o mesmo. Então uma rápida explicação sobre o alto investimento (isso para os bons fotógrafos, tem fotógrafo ruim que cobra caro também, desses vocês reclamem rs).

Não preciso nem ficar falando que assim como qualquer profissão, o fotógrafo precisa estudar, se dedicar, investir em equipamentos caríssimos e praticar muito. O alto investimento vem porque existe uma diferença entre tipos de fotógrafos, o bom e o ruim. A principal diferença e razão pelo valor está em apenas um detalhe, o principal na verdade. O fotógrafo cobra pelo talento, visão artística dele. Cada um tem uma visão. Você jamais encontrará fotos espontâneas de um fotógrafo iguais as de outros. Se você pegar uma câmera e alguém pedir pra você tirar uma foto de um lápis e também pedir a sua amiga para tirar uma foto do mesmo lápis, as duas fotos terão o mesmo objeto mas serão duas fotos totalmente diferentes. Porque você vê um lápis ou qualquer outra coisa de um jeito e sua amiga de outra. O toque artístico é único e custa caro.

LEIA TAMBÉM  Como Escolher a Data do Casamento – 7 Considerações Importantes

Veja o exemplo do modelo abaixo. A diferença da foto 1 para a foto 2

Enquadramento básico, centralizado nada criativo ou atraente. Um fotógrafo amador/ruim possivelmente tiraria uma foto dessas

1

Essa segunda foto é bem mais atraente. O modelo está em evidência, bom enquadramento e ainda tem um toque diferente no desfoque na parede. Um bom fotógrafo tiraria uma foto dessas.



Valor alto? Leve em consideração que…

Outro fator que ninguém leva em consideração e para pra pensar é o horário de trabalho e os dias de trabalho. Em particular fotógrafos e videografos de casamento são um dos profissionais que normalmente estão trabalhando (dependendo do estilo de casamento) de manhã até de noite ou madrugada. Então imagina, vamos comparar a um médico. Um médico se for trabalhar no fim de semana e for dar um plantão, sua hora de trabalho é muito mais cara que se fosse um profissional de 8am – 5pm / segunda a sexta. Correto? Assim como o médico, fotógrafos e videografos estão trabalhando longas horas e horários não convencionais, além de “pagar o preço” de não está passando o tempo com famílias e amigos no fim de semana. Então é mais que justo cobrar o que cobram por ai. Não podendo esquecer que após o seu casamento ainda vem o trabalho de edição o que leva horas e horas até semanas de trabalho.

Leve em consideração também os equipamentos. Por exemplo, você sabia que uma câmera profissional custa o equivalente a um carro popular? A Canon 1D custa por volta dos 20 mil reais. O pior é que, assim como o carro e qualquer eletrônico hoje em dia, a câmera é feita pra durar pouco digamos assim.. Cada modelo de câmera tem uma certa validade, ao chegar a um número X de cliques é hora de começar a pensar em trocar de câmera e investir outros 20mil numa nova. Além disso, também temos as lentes. As lentes também são caríssimas cada lente série L (a série top de linha, aquela com anel vermelho das câmeras da canon) custam em média 4-5mil cada. É muito dinheiro a ser investido.



Como saber se o fotógrafo é bom ou ruim?

Primeiramente pesquise o boca a boca. O boca a boca ainda é uma das melhores formas de saber se um profissional é bom mesmo. Não só pelo talento mas também se é bom na pós produção e prazo de entrega (o terror e onde a maioria falha).

Vamos ser sinceros, todos querem vender e apresentar aquele modelo de portfolio impecável e dizer que faz X Y e Z e que entrega em X meses. Pelo que eu via muito quando morava em Brasília, trabalhei com grandes fotógrafos e videografos e todos eles tinham um terrível prazo de entrega, as vezes não era culpa deles porque tem muita noiva que demora MUITO para escolher os detalhes das fotos e álbum, então atrasa o prazo final mesmo (favor noivinhas, sei que vai ser uma das tarefas mais difíceis de escolher as fotos, mas sejam rápidas. Não reclame depois se o álbum está demorando muito, você terá parte nesse atraso).

LEIA TAMBÉM  Quanto Custa um Casamento? Descubra em 6 passos

 

Enfim, voltando ao assunto do boca a boca. Veja se os fotógrafos, são bons em todas as etapas. Segundo, escolheu alguns? Agora é hora de sentar e perguntar tudo que tiver em sua cabeça. Não fique com vergonha e aconselho até ser um pouco firme em pontos que você julga ser crucial como, as fotos que eles devem fotografar que são importantíssimas para você, talvez o prazo de entrega, a qualidade dos equipamentos. Seja direta e pergunte mesmo!

Agora como identificar se as fotos são boas, o trabalho é bom (tecnicamente falando). Pergunte que equipamentos eles usam, qual câmera, qual lente.. Ahh não entendo nada de câmera e devo perguntar mesmo assim? SIM deve! Não sabe, tenta gravar o nome e depois da uma olhada no google se é um bom equipamento. Parece chato mas pode te salvar de uma furada, principalmente se você não estiver pagando muito pelo trabalho. A tendência é usar um equipamento mais barato.

O motivo disso é que em minha opinião, o fotógrafo pode ser o mais talentoso do mundo mas se não tiver um bom equipamento, aquelas fotos não vão existir. Principalmente na recepção onde há pouca iluminação, suas fotos ficarão escuras ou granulada.



O fotógrafo com equipamento barato vai tirar as fotos e na pós produção vai tentar arrumar. Fica cheia de pequenos grãos branco, dai o que a maioria faz? Começa a jogar efeitos de preto e branco. Você acha que é porque ele achou que aquele filtro ficaria legal pra foto? Pode até ser algumas vezes, mas a maioria dos casos é pra arrumar a borrada da câmera barata ou lente escura. Então respondendo novamente, sim pergunte tudo que poder sobre equipamento. Pergunte se ele usa lentes Kit. Se ele disser que sim, corra! Não presta. A lente kit é aquela barata que já vem com a câmera, ela só presta pra tirar foto da família hehe.

Veja a composição das fotos, te alegra? Como é o posicionamento dos ângulos? Eu vou por abaixo algumas fotos e analisaremos isso juntas.

A qualidade da foto aparenta ser limpa? Tem pontinhos brancos (ruídos/granulado)? Como é o tratamento de cor? Eu particularmente não gosto daqueles fotógrafos que usam muito contraste nas fotos, tem uns que adoram efeitinhos nas fotos (fotógrafos amadores adoram isso).

Veja os álbuns também, a qualidade, acabamento. Aparenta ser barato? Exija o máximo da qualidade, não importa qual pacote de número de fotos que você vai pedir no álbum. Uns dos itens que os fotógrafos mais lucram é o álbum de casamento. Ou aquelas fotos extras quando você pede quando excede o número do pacote.

Outro detalhe importante, analise se o fotógrafo é simpático, espontâneo. Lembre-se ele estará praticamente o dia todo grudado em vocês. Escolha alguém que você se sinta a vontade e que seja uma pessoa “pra cima”, ele irá ser seu diretor fotográfico por um dia.



Fotografo amador é que nem vírus. Estão em todo lugar.

Profissional amador tem em quase todas as áreas e eles devem ser evitados. Pelo menos eu evito. Exemplo, não chamaria um eletricista amador pra fazer o sistema elétrico da minha casa e botando minha vida ou casa em risco. Com a fotografia é a mesma coisa. Você só se casa uma vez certo? Pelo menos a maioria rs. Esse dia tão especial onde você vai se dedicar tanto para que tudo corra bem e perfeito, você não vai contratar um fotógrafo qualquer né? Um “profissional” qualquer.

LEIA TAMBÉM  Descubra a melhor data para se casar segundo a Numerologia

Esse assunto é meio complicado. Hoje em dia com a tecnologia que vem melhorando sempre e barateando a tecnologia e mais amadores surgem e se auto rotulam fotógrafos. Compram uma câmera DSLR semi profissional que vem com a lente kit, tira umas fotos no verdinho (automático) e já se acha o fotógrafo.

Pelo amor de Deus meninas! Não contratem esse tipo de profissional e bote em risco o registro do seu casamento. Sério, não fazem isso! Pergunte não só sobre o portifolio do profissional mas é bom saber se a pessoa estudou pra isso, onde estudou, coisas do tipo. Da pra dizer se alguém é amadora começando por ai. Um profissional sério estuda anos e investe em conhecimento. Esses amadores não estudam, o máximo assistem uns tutoriais no youtube. Eles normalmente cobram os valores mais em conta, os baratinhos. Mas não vale a pena, já vi tanto trabalho e álbum brega que tenho vergonha só de ver.

Ah um detalhe, tem muito fotógrafo profissional que aos poucos migram pra fotografia social (de casamento e eventos) vocês também devem ter cautela com esses. Podem ser excelentes profissionais técnicos, entende de composição, ângulos, etc etc… Mas fotografar casamento não é pra qualquer um, exige experiência. Casamento é tenso, não tem como voltar atrás. Tudo acontece muito rápido, tem que ser ágil, conhecer todos os passos do casamento e ficar preparado. É uma adrenalina danada hehe.. Então, ele pode ser bom mas não ter experiência com casamento, é o problema. Não sabe lidar com algumas situações, ou talvez não sabe dirigir as fotos de casamento (dirigir as “poses”).



Então, quanto eu devo pagar?

Essa é uma resposta difícil que envolve muitos detalhes. Se não tiver muita grana pra investir, fuja dos fotógrafos “famosinhos” ou aqueles da primeira página do google, que normalmente investiram muito dinheiro pra estar ali na primeira posição.

Pesquise fotógrafos de 4 mil, 6 mil e 9 mil e compare as fotos. Veja o quanto cabe no seu orçamento e negocie, pechinche, diga que está disposta a criar algo diferente (fotógrafos gostam disso, ótimo para o portifolio deles. As vezes estão dispostos a te dar um ensaio ou desconto se estiver disposta a fazer algo diferente como, um ensaio mergulhando no mar, cachoeira, sei lá qualquer coisa). Dependendo da sua cidade, talvez você encontre um fotografo talentoso na faixa dos 5-6mil.

Rápida análise para identificar boas fotos x fotos ruins

Lembra da foto granulada? Olha ela ai. Observe as partes com pouca iluminação. Lembra aquelas fotos de celular. O enquadramento é pessimo também.

cake_2198768k

A boa foto deveria ser… Pouca luz mas a foto ainda está super nítida, bom enquadramento e composição.

REGI-02

A famosa foto na pista de dança. O terror dos fotógrafos, pouca luz = a foto granulada. Essa seria uma típica foto de um fotografo amador com uma lente kit.

dance_2198783k  E um profissional…

Sarah-and-Alex-wedding-509

Aquela foto da familia… Muita informação, enquadramento ruim, foto escura de mais. O fotógrafo muito provavelmente não soube dirigir um grande número de pessoas.stairs_2198765k

E um profissional…

Laura-and-Leigh-London-Wedding-Photographer-Morden-Hall-and-The-William-Morris-Pub-©-www.laurababb.co_.uk-185-of-590

Pense bem na hora de escolher o seu fotógrafo. Lembre-se que são registros para a vida toda. Espero que tenham gostado, deixe seu comentário abaixo e nós diga o que achou :)



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe um comentário
Seu nome aqui