Como se dar bem com a sogra.

0
673



Ai, ai… A sogra!  Quer você goste ou não, essa pessoa irá fazer parte da sua vida e terá um papel determinante no seu casamento. Apenas por ser a mãe do seu noivo, ela já merece ter a sua consideração e que, por mais difícil que possa ser em algumas situações, e eu sei que as vezes pode ser MUITO desafiador, tente ter uma relação amigável com ela. Existem vários tipos de sogra: as que dificultam um pouco sua vida, as que discordam de qualquer decisão que você toma, mas que não se intrometem, as que se intrometem sempre que você permite, as que ganham seu coração e você o dela e as que se fazem de santa pra ser visitadas. Em todos esses casos, uma coisa é certa: tente manter uma boa convivência com sua sogra porque isso será sempre o melhor para todos. Então, trouxe 8 perfis e dicas de como se dar bem com a sogra como se relacionar bem com ela.

 A sogra observadora

Sua sogra é das que observa você em silêncio e você nunca sabe qual será sua reação. Pode ser uma risada, uma resposta seca e cortante ou um enorme abraço. Nesse caso, o melhor é não esperar nada e esperar tudo de sua sogra. E ter paciência, muita paciência e respeito em todas as situações, por mais difícil que possa ser algumas vezes.

 A sogra sempre pronta a ajudar

Tudo o que você pede, sua sogra faz ou arranja quem faça. As vezes você nem pede e ela já está lá tomando às rédeas da situação. Ela quer fazer tudo por você, para que vocês não se preocupem com nada. Uma boa conversa é sempre o melhor a se fazer, você pode marcar seu território sem precisar diminuir a mãe do seu noivo, colocando educadamente ela no seu lugar e explicando que vocês gostaria de decidir tudo sobre o casamento e a vida a dois, e claro que se precisar de ajuda irá pedir a ela. Durante os preparativos, para que ela não se sinta excluída do processo, peça a ela para fazer algumas tarefas em que se sinta útil. 

A sogra que chora por tudo e por nada

Sua sogra chora porque seu filhinho vai casar, porque ele vai deixar a casa dos pais, porque ele consegue caminhar e tomar decisões sozinho. Enfim, ela é essa super mamãe que não aceita que seu filho não é mais um bebê. Esse perfil é bem difícil de lidar e talvez você só a compreenda quanto tiver seus próprios filhos. Por mais que isso possa te irritar, tente entender e se colocar no lugar dela. Sem esquecer de, educadamente, colocar alguns limites. Seja carinhosa e assegure que ela não está “perdendo” um filho e sim ganhando uma filha. Deixe que ela participe da vida de vocês, porém sem se intrometer! É um desafio, mas com um pouco de “jogo de cintura” você conseguirá contornar a situação, afinal é sempre melhor tê-la como aliada do que como adversária. Seja inteligente!!

A sogra histérica

Na minha opinião, uma das mais difíceis!! Você não pode se queixar da falta de simpatia da sua sogra, mas, ao contrário, ela pode ser BEM exagera na felicidade e na simpatia. Ela fica feliz por qualquer coisa que vocês decidam e está histérica com os preparativos do casamento. Cuidado, isso tudo pode nem ser verdadeiro, mas pense que ela pode não estar sabendo lidar com a situação. Seja carinhosa, e firme. Não deixe que ela decida tudo por vocês como se fosse seu próprio casamento. 

A sogra controladora

Ela irá pagar o casamento e acha que pode controlar tudo. (respire fundo…) Vá com calma, mas explique a ela que o dia é de vocês e que você e o noivo gostariam de viver esse sonho na sua totalidade, lembre a ela que viver esse momento é importante até para o amadurecimento de vocês. Cuidado porque, à medida de que o casamento se aproxima, ela se transformará em uma verdadeira wedding planner, querendo controlar e organizar cada mínimo detalhe do dia de vocês. Não se desespere e mantenha-se no controle sem ser grosseira.

 



 A sogra cética

Esse tipo de sogra tem os pés bem firmes na terra e trata de colocar os seus e os do noivo no mesmo lugar. Ela não se deixa deslumbrar pelas muitas ideias que você tem e apenas pensa em quanto vocês vão gastar e onde poderão economizar. Está bem ter uma pessoa assim por perto, mas não deixe que ela corte todos os seus sonhos e planos. Afinal, o dia de seu casamento foi há muito tempo e tudo era bem diferente nessa época. Tente trazer ela para seu sonho.

A sogra conservadora

É impensável para sua sogra que vocês se casem fora da igreja. Para ela, o casamento é sagrado e para toda a vida. Jamais vocês poderiam viver juntos antes do casamento, isso é inimaginável e o maior pecado de todos os tempos. Para esse tipo de sogra, apenas um conselho: RESPIREEEEE e tenha muita calma!

A sogra “paz e amor”

A sogra que todas as noivas adorariam ter. A que olha você nos olhos e tem um sorriso sincero, a que adora ver seu filho feliz e que acolheu você em sua casa como se fosse uma filha. Ela ajudará no que for necessário, sem nunca se intrometer ou lançar a você algum olhar reprovador. Afinal, ela sabe perfeitamente onde são seus limites e jamais irá opinar sobre alguma decisão que você tome para o casamento de vocês.

Como se dar bem com a sogra…

 

Para todos os casos, e até para outras relações, antes de tudo, trabalhe os seus próprios sentimentos. Você é capaz de se colocar no lugar dela de vez em quando e ver de onde estão vindo as interferências e julgamentos sobre o seu comportamento? Ela valoriza a pessoa com quem você está casando, então certamente há algo de bom nela! Se desarme e pratique a empatia.

  • Tenha em mente que seja lá quais forem os seus sentimentos, a sua sogra continua sendo uma das pessoas mais importantes na vida do seu marido e isso NUNCA vai mudar. Mãe é mãe! Certifique-se de que não seja o seu ciúmes que está causando problemas.
  • Seja educada. Uma das partes mais difíceis de um relacionamento difícil com a sua sogra é manter a sua boca fechada quando ela começa com críticas e alfinetadas. Ser educado não é o mesmo que aceitar o que ela está fazendo; você pode tranquilamente se posicionar, mas não vá no mesmo nível que ela.
  • Mesmo que ela diga coisas horríveis a seu respeito, JAMAIS faça o mesmo.
  • Não a critique em frente ao seu noivo e nem o obrigue a “escolher” entre vocês duas. São amores diferentes. Ele ficará numa situação difícil e será doloroso escolher entre um dos lados.



  • Sempre fale bem dela para o seu noivo, porém faça isso sinceramente, observando o que ela tem de bom. Se ele te contar sobre algo que ela fez, pense em uma coisa boa para dizer sobre o fato. Tente elogiá-la toda vez que a ver, com frases como “Você está ótima hoje” ou “O seu cabelo está bonito hoje”; Evite fingir, isso cansa e você certamente não conseguirá manter essa máscara por muito tempo. Desta maneira o seu noivo irá sentir que você realmente está fazendo um esforço para ter um bom relacionamento com a mãe dele. E tudo fluirá bem mais leve.
    http://www.psiunoiva.com/2017/08/08/como-se-dar-bem-com-a-sogra/
  • Não deixe que ela lhe veja de mau humor. Se você estiver chateada ou irritada com alguma coisa, nem deixe que ela note. As pessoas não precisam conhecer seus sentimentos, isso é algo particular seu. E ela pode tentar usar isto contra você, falando sobre o assunto com outros familiares ou até mesmo com o seu parceiro(a), tentando deixar você mal na foto por coisas que você disse em um momento de raiva. Sempre tente mostrar um sorriso bonito e fale com um tom amigável com ela.
  • Da mesma forma, nunca critique o seu noivo na frente dela; além de te ver com maus olhos, se ela estiver tentando atrapalhar o relacionamento de vocês isto irá simplesmente deixá-la com cartas na manga e ela certamente irá usar isso contra você em algum momento.

Seja cautelosa e sábia não compre essa briga, afinal você certamente passará os próximos momentos importantes da sua vida com essa pessoa por perto. Pense em cada aniversário… Natal… Ano Novo… Nascimento dos filhos… Sim! Ela vai estar lá.

Conta pra gente como é sua sogra e o que você está fazendo para lidar com as situações.

Um beijo bem grande!



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe um comentário
Seu nome aqui