INSPIRAÇÕES PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO NÃO RELIGIOSA

0
1109




INSPIRAÇÕES PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO NÃO RELIGIOSA

O amor não se limita à religião, por isso as cerimônias de casamento não religiosas são cada vez mais comun. Por este motivo vamos traze hoje inspirações de como deve ser a cerimônia de casamento não religiosa. Confira agora e comece a planejar  o seu grande dia!




Sim, é possível!

Especialistas em celebração de casamentos concordam que não há nenhum problema em organizar uma cerimônia que não faça menção a Deus ou a uma religião específica. Isso não quer dizer que os casais apaixonados não podem celebrar seu amor como sempre sonharam. Este tipo de cerimônia pode ficar tão aconchegante e emocionante como qualquer outra.




Para obter sucesso nessa modalidade, basta focar naquilo que o casal acredita, na sua história, porquê decidiram se casar, no amor, no companheirismo, no respeito, na família, nas coisas do casamento. Não se faz menção a palavra “Deus” em nenhum momento, mesmo assim o resultado é uma cerimônia respeitosa e muito romântica que agrada não só aos noivos, mas a todos os convidados. Em todas as cerimônias podem ser incluídos rituais românticos que as tornam ainda mais emocionantes. Um dos mais utilizados é “a cerimônia das areias. Nós já detalhamos essa cerimônia aqui no blog, se quiser ver clique AQUI

Vejas outras ideias de cerimônia
Cerimônia da Árvore
Cerimônia do Vinho
Cerimônia da Água
Cerimônia das Velas






Rituais para a cerimônia

Para cada cerimônia pode se criar algo personalizado e que tenha significado para os noivos, principalmente para o momento da troca das alianças. Os casais têm várias opções de rituais para celebrar o casamento. Confira:

Psiu Noiva - INSPIRAÇÕES PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO NÃO RELIGIOSA
  • Mistura das Areias: o significado maior é a união do casalOs noivos depositam numa jarra areias geralmente de cores diferentes. Assim como as areias que, uma vez unidas não podem ser separadas, o casal também estará unido para sempre.




  • Filtro dos Sonhos: Significa a proteção. Essa cerimônia é muito fofa e intimista, nela familiares ou padrinhos levam partes do filtro que deve ser montado no altar. No final da cerimônia, os noivos saem com o filtro pronto.




Psiu Noiva - INSPIRAÇÕES PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO NÃO RELIGIOSA
  • Bênção do Mar: Ideal para quem mora em cidade praiana ou pretende casar na praia. As alianças são lavadas com água do mar simbolizando a bênção do mar e da natureza. Existe a possibilidade de se escolher familiares ou alguém importante para o casal para lavar as alianças.







Psiu Noiva - INSPIRAÇÕES PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO NÃO RELIGIOSA
  • Sem ritual: apenas a troca das alianças, com total liberdade para o casal, já que ideia é que os noivos fiquem satisfeitos e felizes.

Existem cerimônias em que não é citada nenhuma religião. É uma boa sugestão quando os noivos tem religiões divergentes e, nesse caso, optam por uma cerimônia neutra.

A linguagem do amor

 

A linguagem deve ser poética, romântica, viva e totalmente conectada com a realidade do casal, pois em cerimônias não religiosas, evidencia-se tudo aquilo que o casal tem em comum, mas sem deixar de celebrar suas diferenças. Ele destaca ainda o protagonismo do celebrante que deve expressar as razões pelas quais os dois se apaixonaram e o que os motiva a visualizarem uma vida juntos.




Veja também nossa lista com 25 frases super inspiradoras sobre amor para usar nos votos do seu casamento!

Todos podem amar e casar também!

Todos podem se casar, pois o casamento é uma união de sonhos e de sentimentos e ninguém é tão ateu que não acredite no amor. “Acreditar no amor já é suficiente para tornar válido qualquer casamento e aproximar o casal de sentimentos superiores e valores absolutos“.

 


Se vocês também acreditam que a vida é tão maravilhosa a ponto de nos dar a liberdade de acreditar no que se quisermos e mesmo assim viver os mesmos momentos que todos podem viver, vocês certamente devem celebrar essa união com uma linda cerimônia. O que faz um casamento acontecer não é sacerdote mas sim o amor entre o casal e a vontade de estarem juntos e felizes.

 

O amor é humano

O amor não tem a ver com espiritualidade, mas com a nossa condição humana, já que somos seres que precisamos de amor, de carinho, de companhia e “celebrar esse encontro é tão importante para pessoas que creem em algo superior, quanto para as que não acreditam“.







O amor é um sentimento universal e não é propriedade das religiões. Um belo exemplo são as crianças pequenas que, antes mesmo de aprenderem a falar, já são capazes de amar intensamente e para isso não precisam de nenhum conceito, seja espiritual, seja social.

Uma cerimônia onde a espiritualidade não é o foco pode ser bem mais emocionante do que as convencionais. Nessas ocasiões, fala-se sobre o amor, o encontro, o sentimento que une o casal, sua trajetória, seus sonhos, muitas vezes utiliza-se rituais simbólicos de união e uma linguagem universal que emociona a todos.






Quando o sentimento é verdadeiro, tudo é permitido. Agora que você já sabe que é possível e conhece um pouquinho melhor os rituais ecumênicos, que tal levar adiante seu sonho e celebrar seu casamento não religioso com amigos, familiares e tudo o que você tem direito? Entre em contato com os fornecedores entrevistados e comece agora mesmo a planejar sua cerimônia.




RECOMENDADO PARA VOCÊ



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe um comentário
Seu nome aqui