O Kit Básico da Mesa Posta

0
1182




O kit básico da mesa posta: o que ter na hora de compor uma mesinha.






Resolvi falar hoje para as iniciantes de mesa posta ou para aquelas que até possuem algumas coisinhas em casa mas não sabem por onde começar. Lembrando que não sou nenhuma especialista e falo somente um pouquinho da minha experiência com esse momento que adoro. Montar uma mesinha que agrade não exige muito. Acabamos sempre exagerando com alguns dos itens que mais gostamos como guardanapos, porta-guardanapos, sousplat ou até mesmo louças. Para quem gosta desse mundinho acaba virando um vício mesmo (meu marido que o diga), só que dá para fazer produções lindas com pouco. Selecionei alguns itens básicos que acho indispensável na hora de montar uma mesa e que podem nos acompanhar sempre.


  • Louça – Não dá para montar uma mesinha sem esse item. Pratos, xícaras, travessas, bules serão a base desse momento. E nada mais básico e versátil ao mesmo tempo que louça branca. Aqui entra a questão da prioridade e gastos. Existem desde aparelhos de jantar que já incluem praticamente tudo que necessitamos em uma mesa como os mais simples sem tantos acessórios e até os mais específicos para café, chá, churrasco, massas, etc. Se você não tem espaço e nem dinheiro sobrando escolha um básico – uma mescla de aparelho de jantar/café. Ficará feliz com o passar do tempo se ganhar ou adquirir “roupas de mesa” de outras cores pois o branco é super fácil de combinar. Aqui em casa os pratos brancos são os que mais são usados. Não tem erro! Eu até tenho alguns coloridos, mas já estão com os dias contados. Como não tenho um aparelho de jantar para seis pessoas irei me desfazer dos que tenho e ficar com uma conjunto branco para a diária e um mais diferente para datas especiais.
Resultado de imagem para aparelho jantar
Aparelho de jantar da oxford porcelana. Reparem que a louça não precisa ser totalmente branca. O friso e o design do conjunto deu o detalhe necessário para fugir do tão básico. Louça completinha e com bom custo/benefício.

  • Faqueiro – outro item que é basicamente a mesma regrinha da louça. Invista em um de qualidade e básico. Dessa forma poderá ser usado em todos os momentos. Não vale comprar diferentes conjuntos se na hora de combinar e montar uma mesa posta você não tem um faqueiro básico.
Faqueiro básico. Todos os itens necessários na hora de Servir e com qualidade.
  • Taças – Mesmo que vá servir somente água ou sucos invista em taças para compor a mesa. Elas farão a diferença. Hoje em dia temos taças lindas com preços super acessíveis. Fica muito mais arrumado que copos e ainda podem ajudar na hora de montar lindas composições com as taças de vinho ou champanhe.
Resultado de imagem para jogo de taças
Taças facilmente encontradas em lojas como submarino, shoptime e lojinhas de artigos para casa. O fato de serem com um design bem diferenciado já dá um outro brilho na hora de servir.
  • Guardanapos de tecido – não dá para querer montar uma mesinha sempre com guardanapo de papel. Se quer aprender a montar mesas mais elaboradas invista em guardanapos de tecidos. Um conjunto de guardanapos brancos e pretos são suficientes no começo. Com o tempo e alguns acessórios conseguirá fazer excelentes combinações.
Resultado de imagem para guardanapos de tecido
  • Sousplat – Acho mais necessário que o jogo americano. Se tiver uma mesa bonita com ele consegue montar uma mesa de efeito para seus convidados. Questão de gosto. Pode ser que outras pessoas não concordem. Optar por cores que irá usar mais vezes é o ideal: branco, preto, prata, dourado. Dessa forma não tem erro mesmo quando utilizar outras louças que não sejam brancas.
Imagem relacionada
Com esses sousplat dá para diversificar bastante na hora de compor a mesa. Basta usar os complementos corretos: velas, centros de mesa, flores. Fácil de combinar e charmosos. Fonte – Google.
  • Porta-guardanapos – coloquei esse item aqui mas não acho essencial. É possível usar o guardanapo com vários tipos de dobraduras, sob o prato ou ao lado do prato sem necessitar fazer uso de porta-guardanapos. Mas se acredita que sem esse item o seu começo não será o mesmo invista nos básicos. Quando comecei com esse vício só tinha um conjunto de pérolas, um conjunto ouro envelhecido e um conjunto com pedras coloridas. Foram por muito tempo meus companheiros e deu para variar bastante. Eu optaria por um de pérolas. Combina com tudo e é bem clássico.
Imagem relacionada
O básico não tão básico ajudando na hora de montar uma mesinha. Fonte – Google.
  • Dispensáveis em um primeiro momento – Roupas de mesa como jogos americanos, trilhos, sousplat que trocamos as capas, guardanapos coloridos, etc. Para quem gosta de receber com o tempo tornará esses itens indispensáveis mas para quem está começando os itens que coloquei acima já são para lá de suficientes.

Via: betweenteaandcoffee.com.br


By: Paloma Soares

 




RECOMENDADO PARA VOCÊ



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe um comentário
Seu nome aqui