Quanto Custa um Casamento? Descubra em 6 passos

0
429
Psiu Noiva - Quanto Custa um Casamento? Descubra em 6 passos




Quanto Custa um Casamento? Descubra em 6 passos

Quanto custa um casamento? Definir o orçamento do seu casamento vai ser um pouco complicado, principalmente se sua grana for bem limitada. Mas Calma! Vou tentar ajudar vocês da melhor maneira possível com dicas que eu mesma apliquei no meu casamento.




Antes de começar, tenha em mente que é importante já ter uma ideia de quanto você pretende gastar e quanto você já tem guardado. Isso evitará que na hora de começar a planejar seu casamento você não perca muito tempo na Lala Land e fique mais focada na vida real, ou melhor no orçamento real que você espera gastar. O meu objetivo com esse blog e com vocês é tentar criar artigos que facilitarão o máximo a vida de “noiva Bidezilla” e que vocês sejam bem diretas e não percam tempo internet a dentro garimpando informações e acabar indo a loucura pela overdose de informações (eu acompanho algumas noivas e sei o quanto sofrem).

Esse artigo também é pra você que não tem a mínima noção de quanto gastar num casamento, seja ele pequeno ou grande. Tudo bem não tem problema, fique aqui comigo e espero que até o fim do artigo você tenha uma ideia melhor de como definir seu orçamento.

Antes de continuar, se você ainda não leu o step 1: Como Escolher a Data do Casamento – 7 Considerações Importantes super recomendo que leia antes de continuar lendo esse artigo. Cito algumas dicas de economia na escolha da data e, dependendo da sua escolha, como isso pode e vai refletir muito no seu orçamento.

Você deseja organizar seu casamento da melhor forma possível sem correr risco de erros e decepções por falta de informações? Nosso Projeto possui todo passo a passo, de como organizar um casamento do começo ao fim. Recomendo que você conheça “Universidade das Noivas”.

Se você noivou e já percebeu como é difícil organizar um casamento. Se já tomou a DECISÃO que quer passar cada dia da sua vida com a pessoa que você ama. Planejar um casamento perfeito é tudo que você quer nesse momento para colocar um laço de fitas nessa história… Então você deve investir nesse curso online: Clique AQUI – e comece a economizar tempo e dinheiro

Ou clique aqui para conhecer O EBOOK Estratégias para Organizar um Casamento Econômico com um valor super reduzido

 
Psiu Noiva - Quanto custa um casamento_ Descubra em 6 passos

O orçamento do casamento

Se você já leu, vamos seguir.

A melhor forma de criar um orçamento é levando em consideração uma série de pequenos detalhes (a data, estação, convidados, cidade etc etc). Então vamos começar pelo começo.




1- Quanto você economizou para seu casamento? Ou quanto você espera gastar?

Para algumas noivas a segunda pergunta vai ser difícil de responder “ah como vou saber se não tenho a mínima ideia de quantos convidados vou ter, quanto custa um DJ, o bufê, decoração….” ok entendo vocês. Mas a verdade é que vocês precisam ter em mente um valor X e adaptar o seu casamento pra encaixar nesse orçamento. Não comece a planejar um monte de coisas sem escrever os números finais de quanto pretende gastar. A última coisa que você vai querer é ultrapassar esse valor ou deixar contas penduradas no cartão de crédito e iniciar a vida a 2 já no vermelho. Eu sempre fui bem conservadora então prefiro olhar minhas economias primeiro.



2- Algum familiar vai ajudar com as despesas?

Pai, mãe, sogro, sogra, tio rico vai ajudar em alguma despesa? As vezes quando a gente começa a tocar no assunto casamento e planejamento, alguns familiares já vem com a ideia de pagar algo pra vocês ou ajudar em alguma coisa. Isso é ótimo quando acontece e pode te poupar bastante dinheiro do orçamento que você está disponível a gastar. Porem, antes de começar a levar a sério o que seu tio/sogro prometeu em ajudar tenha certeza que o que foi dito é sério e não apenas um momento de euforia ou efeito alcoólico. rsrs

Se ninguém falou nada em ajudar, vocês podem convidar os parentes mais próximos e dar um jantar ou chá e anunciar a data que pretendem se casar. Pedir dinheiro não é recomendável e nem confortável, afinal é uma decisão sua. Sirva um lanche ou jantar, umas brejas, vinhos, uns sucos (rs) e deixem eles à-vontade. No momento certo revele a data e se alguém estiver disposto a contribuir no seu casamento, certamente se manifestará.




 

3- Rascunho da lista de convidado

Em um outro post vou entrar com mais detalhes de como fazer uma lista de convidados. Mas para começar e ter uma ideia geral de quantos convidados seu casamento teria e o custo estimado por cabeça, é bom ter em mente quantos convidados vocês pretendem convidar. Faça uma lista realística, pelo amor de Deus meninas me ouçam, faça uma lista REALÍSTICA com pessoas que DEVEM comparecer no seu casamento. Acreditem em mim, é mais fácil adicionar convidados mais tarde do que começar a cortar quando vocês caírem na real que está ficando tudo muito caro (dependendo do casamento, do tipo de comida e da cidade, um bufê pode custar + ou – 50% do total do casamento).



 4- Orçamentos

Essa dica pra mim é uma lei para quem está definindo o orçamento. Antes de escrever os números finais de quanto seu casamento vai custar, abra uma pastinha em seu computador e pesquise, pesquise e pesquise. Veja essa lista:

  • Locação: Tem algum lugar que você gostaria de se casar? Pesquise os valores e pergunte tudo e descubra cada centavo que eles poderiam cobrar como extra.
  • Convites: São lindos e maravilhosos e mais caro do que você imagina. Tenha uma ideia mais ou menos de quanto eles custam.
  • Bufê: Aqui vai a importância da lista rascunho de convidados. Faça uma pesquisa com alguns fornecedores e avise-os o número de convidados que você tem em mente. Não se esqueça de pedir o orçamento das bebidas também.
  • Cerimonial: Independente do tamanho do seu casamento, ter um cerimonial é mais que importante. Vai te poupar de muito stress. Pesquise o preço médio também.
  • Foto e vídeo: São dois fornecedores que irão registrar as memórias do seu grande dia. Escolha um bom profissional (leia aqui como escolher um bom fotografo) e adicione esses valores no seu caderninho.

Seu casamento basicamente se resume nisso, você não precisa decidir fornecedor nenhum apenas tenha ideia dos valores do mercado. Não falei da decoração porque pra definir um valor é complicado, são muitos detalhes para serem definidos para chegar um valor X. Se você tiver tempo sobrando, marque uma dia com alguns decoradores e peçam para eles lhe mostrar alguns trabalhos e se possível o valor que foi gasto para aquela decoração. O objetivo não é começar a escolher NADA mas apenas ter ideias de valores.




Imagem relacionada

5- O orçamento final

Agora que você já tem os valores, some todos os orçamentos. Isso não será o valor final que você possivelmente gastará porque ainda tem muitos outros pequenos detalhes, como vestido, sapado, DJ, bolo, doces, make etc etc.

Essa é uma estimativa que varia de acordo com seu tipo de casamento, cidade e casal.

35% – Alimentação e bebidas (jantar, bolo, doces e bebidas)
15% – Decoração
11% – Foto e filmagem
9% – Trajes e produção da noiva
7% – Música
5% – Local da recepção
5% – Cerimonial
4% – Papelaria
3% – Transporte (carro da noiva, estacionamento ou manobristas)
2% – Local da Cerimônia
2% – Taxas de Cerimônia (Civil e Religiosa)
1% – Lembrancinhas
1% – Extras




Com base nessa porcentagem, tente calcular mais ou menos os outros valores com base no que você pesquisou.

Foto e vídeo = 11% + o valor do bufê 30% (5% bolo e doces que você ainda não pesquisou) + 15% decoração (caso algum decorador lhe dê alguma ideia de quanto custaria um casamento pelo qual você se identificou) + 5% cerimonial + 5% local da recepção.

Somando tudo = 66% = R$: Valor X.

Se eu fosse você, dobraria o valor desse orçamento. Esses 66% faltam 34% para 100% certo? Sendo 100% o valor total do seu orçamento.

Para ter como segurança. Trate esse 66% como 50% só para ter uma segurança sobre os contratos não definidos e despesas extras que poderão surgir.

Sendo assim o seu orçamento médio é o dobro dos valores que você pesquisou do total dos serviços de cerimonial, foto e vídeo, locação, bufê e convites.



6- Priorize e seja firme

Meninas sinto dizer que muito provavelmente seu casamento não terá tudo que você quer para seu grande dia. Não significa que não será o casamento dos seus sonhos. Priorize o que é muito importante para vocês e muito provável que terá que sacrificar algumas outras coisinhas para poder investir mais nas suas prioridades.

Você provavelmente virará uma bridezilla em algum momento, fato. Mas não se desespere, respire fundo, tire uma hora ou um dia para você botar suas ideias em ordem. Seja firme com seus fornecedores e não dê mole. Deixe claro o seu orçamento e não ultrapasse o valor que você definiu. De uma forma ou de outra você terá o seu grande dia, pode ser que não será tão perfeito quanto gostaria. Mas lembre-se vale a pena sacrificar algumas coisas para iniciar a vida a dois no azul e sem confusões e discussões por causa do cartão de crédito que está abarrotado com as dividas do casamento.

E você já tem algum plano pra seu orçamento? Comente suas ideias abaixo ?




RECOMENDADO PARA VOCÊ




DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe um comentário
Seu nome aqui